Gean's Blog

Atualizar firmware via tftp no Windows XP e Vista

Posted by Gean em 07/12/2009

Neste tutorial, vamos mostrar como atualizar o firmware de um radio por TFTP. Todos os rádios com chipset RTL8186 possuem servidor TFTP, a fim de restaurar o firmware caso o radio perca seu acesso via WEB, então é um recurso muito bom para ser aproveitado para fazer atualizações de firmware que não são do próprio fabricante (como ApRouter ou WApPro), por aceitar qualquer arquivo que você tentar enviar. O IP default de TFTP dos rádios RTL8186 é 192.168.1.6, portanto basta subir o firmware com algum software tftp client para este IP. Os Windows XP e 2000 possuem por padrão um software TFTP por linha de comando, que pode ser usado pelo prompt de comando.
Vamos ver como funciona:

Primeiramente fixe um IP na sua placa de rede na faixa de 192.168.1.6, só não pode ser este mesmo.

16

Após ligue o radio com o botão reset já pressionado, e continue segurando por mais 10 segundos, e conecte o cabo de rede em sua porta LAN 2 (porta LAN 1 no ovislink 5460 e no zinwell use a porta LAN/WAN). Ele já ativará o servidor TFTP, e estará aguardando o envio do firmware.

Portanto, abra o prompt de comando (Iniciar, Executar -> CMD), e entre com o comando “tftp –i 192.168.1.6 PUT C:\nome_do_firmware.bin”. Onde esta nome_do_firmware.bin, você vai colocar o nome do arquivo do firmware que possui, recomendamos sempre renomear para um nome que considere mais fácil e deixar gravado na raiz do disco C: .
Ao digitar o comando, pressione enter e observe os leds do radio, o led da porta LAN que estiver usando deverá estar piscando rapidamente e assim que parar, no prompt deve aparecer a mensagem de “Transferência sucesso”.

22

Depois da transferência do firmware, você deve voltar o IP da placa de rede para um IP que se comunique com o IP padrão do firmware que subiu, no meu caso eu subi o WApPro, portanto o IP é 192.168.2.1.

32

Após aplicar o IP, deixe dando ping para o IP 192.168.2.1, alguns firmwares demoram mais para responder (o wappro tem um boot mais longo), outros respondem muito rápido (o zoneone é o mais rápido para iniciar) e assim que começar a responder você já estará pronto para acessá-lo pelo browser. O radio já estará pronto para uso com o firmware novo, talvez seja necessário adquirir a licença caso use um firmware wappro ou aprouter por exemplo, a qual pode ser adquirida com um de nossos consultores de venda!

41

TFTP no Windows Vista

Por padrão, o Windows Vista não possui o TFTP Client do prompt de comando, porém é um recurso que ainda está presente (esta apenas desativado).
Para ativar o TFTP Cliente do Vista vá até o Painel de Controle e entre em “Programas e Recursos”. Agora, no lado esquerdo vá em ”Ativar ou desativar recursos do Windows”, e procure por Cliente TFTP, ative e clique em OK.

52

Aguarde o Windows aplicar e após já estará pronto para usar o tftp pelo prompt de comando, da mesma forma que com o Windows XP. Recomendamos desativar o Firewall e o UAC do Vista para não ter problemas na hora em que for atualizar o firmware. Esta dica funciona também com o Windows 7.

5 Respostas to “Atualizar firmware via tftp no Windows XP e Vista”

  1. Felipe said

    Vlw kra ajudou bastante isso, consegui salvar aproximadamento 15 rádios atualizando desse modo!

  2. ssoaresmartins said

    No meu não dá é o danado do chipset Ralink

  3. thiago said

    quero copiar um arquivo de um PABX HIPATH*3000 para a maquina uma maquina

  4. thiago said

    qual comando devo usar tftp

  5. reinaldo said

    Valeu!!!!! Voce é o Melhor OBRIGADuuuuuU!!!!

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: